Inveja e comparação: tudo para te vender algo!

by | Jun 1, 2021 | CONTEÚDO | 0 comments

O Instagram é aquele ambiente que (generalizando) ele estimula inveja e comparação para viver, mas muita gente tem usado muito isso para vender.

Mas ei, eu não, eu não concordo com isso e não estou aqui para ensinar ninguém a fazer isso, o que eu quero é te mostrar porque isso é errado e se tudo der certo, te ajudar a não cair nessa e a criar um conteúdo que venda sim, mas não igual esses.

A nossa vida ficou mais online e por causa da pandemia, muita gente precisou vir para o online (tipo lojas que começaram a vender online para sobreviver) ou tipo os meus avós que simplesmente que agora fazem chamada de vídeo comigo (mas isso é a parte legal da internet, não o nosso foco aqui hoje).

Eu quero falar de coisas que de primeira são boas – que até motivam -, mas que carregam um peso de comparação por como elas são mostradas e né, vendidas:

  • “mais um @ fez 6 em 7”
  • “eu ganhei 50k seguidores em x meses”

No Instagram essas coisas parecem algo “muito simples” porque as pessoas apresentam elas como simples. Deixa que eu explico o que quero dizer:

“Uau 6 em 7” e nada sobre a pessoa investir milhares e milhares de reais para fazer esse lançamento, sobre ter uma equipe pra ajudar e sobre aquela ter sido a 7ª tentativa de lançamento da pessoa (e não se faz lançamento todo mês), além de que o planejamento levou sei lá quanto tempo para ficar pronto (definitivamente mais de 1 mês, porque só PL é isso) e nesse tempo a pessoa não ganhou nada.

Aquele perfil com 50k de seguidores que diz que conseguiu isso postando 5 vezes por dia no feed, fazendo 3 reels todo dia e sei lá quantos stories e jura que é só você fazer igual que consegue também, mas na verdade ele conseguiu 50k por dizer que para crescer é só fazer isso, por mentir que existe um fórmula fácil pro que é difícil. Isso que nem estou falando dos que compraram seguidor ou tem até 50k mas um engajamento minúsculo, com um público zero nichado, que na prática não vale nada.

Entende o que quero dizer?

Isso é porque é mais fácil eu te convencer a  comprar o que eu vendo se eu te falar “Quer conseguir isso que eu tenho? É fácil” e não contar todo o trabalho por trás. Uma promessa alta e riscos baixos é o que vendem, a verdade já diferente.

Eu não entendo isso, honestamente, aqui na Jótadê eu quero ver os antes e depois dos perfis de vocês (eu adoro ver isso), ver vocês melhorando todo dia e receber feedbacks legais o máximo que der, não criar frustração.

 

“Isso é porque é mais fácil eu te convencer a me seguir (…) se eu te falar ‘Quer conseguir isso que eu tenho? É fácil’ e não contar todo o trabalho por trás (…)”

É mais fácil vender assim do que se eu te contar que conteúdo e Instagram tem muito teste e que não existe mágica, cada caso é um caso, é preciso estudo da área e do seu próprio conteúdo/público, que os resultados melhoram MUITO mas é com o tempo, que ganhar 10k seguidores em poucos dias pode estragar para sempre a sua entrega e não é o ideal igual falam (a gente precisa tomar cuidado com conteúdo viral).

A verdade é que não tem hack que resolve tudo, mas a verdade também é que eu AMO essa área, eu amo que cada caso é um caso e estudar cada um deles, eu amo ver os números melhorando com o tempo e enxergar a evolução, eu amo trabalhar com criatividade e estratégia ao mesmo tempo!

Sabe aquele @ que vende algo bem específico tipo bolos veganos, mas posta fofoca de famosos porque dá cliques e reposta memes que não tem relação nenhuma com a sua persona (que compra os bolos) pode até ter seguidor (o hack até aí pode funcionar), mas não tem venda. O buraco é bem mais em baixo quando o assunto é conteúdo e quem estudou um pouco mais sobre o algoritmo sabe que seguidores mal nichados atrapalham muito e com o tempo viram um problema enorme (tem um monte de perfil que começa do zero por causa do disso). Quem lembra da menina com 2 milhões de seguidores que não conseguiu vender 36 camisetas?

Olhando de fora parece que deu tudo certo, mas a verdade é outra.

1 —

Qual o problema em fazer isso?

Muita gente frustrada, desacreditada, achando que ela é o problema quando não é.

Muito criador acreditando que não serve para isso, sem entender porque fez tudo certo e não deu certo, investindo dinheiro e tempo em promessas praticamente falsas e perdendo esse dinheiro e tempo.

Honestamente, tudo que eu não quero é criar frustração em quem chega na Jótadê, eu quero criar vontade de crescer e aí poder ver essas pessoas melhorando no que fazer. Eu amo ver os antes e depois dos perfis dos clientes da Jótadê, ver o que eles criaram, como eles melhoraram, como ainda vão melhorar.

Existe essa galera que se preocupa mais em vender o próprio produto do que com o que o produto é e essa é a mesma galera que geralmente venda em cima do criar inveja/comparação.

2 —

Como lido com isso?

Honestamente, meu conselho é fugir dessa galera que tenta crescer tentando criar um sentimento de inveja ou comparação no Instagram ou seja onde for (tipo o meu youtube que quase só tem propaganda deles).

A gente pode contar nossas vitórias, contar seu case e não fazer isso de uma maneira, digamos, tóxica e meio falsa. Tem vários criadores que fazem tudo isso sem todo esse rolo, que contam a verdade e ainda tem resultados incríveis porque iludir e criar frustração nos outros não é a única maneira de crescer.

Instagram não é um lugar tóxico, o que faz dele tóxico é quem a gente segue, para quem damos voz.

Unfollow está aí para isso e é saudável, está tudo bem. Você pode só dar unfollow em quem causa esse sentimento em você.

3 —

E agora?

Vou te dizer que o melhor que podemos fazer quando nos sentimos travados no nosso conteúdo ou perfil é tantar mudar como vemos eles e fazemos as coisas. Não é seguindo hacks “mágicos” que dão números vazios, não cai nessa não, tudo bem?

O Instagram está cheio de conteúdo bom, de criadores que criam para outros criadores, de quem quer ajudar de verdade – eu inclusa – então vai atrás de quem faz você se sentir motivado para aprender, não de comparação, sabe?

Estude seu conteúdo, analise ele (eu tenho literalmente toda uma tabela para fazer só isso), reveja sua persona, estude sobre funil de conteúdo, aprenda com o que deu errado, estude o que deu certo, teste coisas novas, faça cursos sim (não os que prometem mágica sem esforço porque isso é fria), leia bastante, analise o que outras pessoas fizeram, é esse o caminho. É mais demorado mas ele é de verdade.

Se for tirar algo desse post tire isso, o problema não é você.

Enquanto isso, o que eu vou fazer é me esforçar o máximo para não criar esse tipo de ambiente na Jótadê (nunca), me preocupar primeiro com a qualidade do que eu estou oferecendo e depois com a venda dele (foi por isso que criei a Jótadê, com frustração com uns cursos e ebooks que comprei durante os anos), trabalhar para valorizar essa nossa área de trabalho (o que não é com hack) e incentivar vocês a criarem um conteúdo criativo, autêntico, estratégico e saudável, combinado?